Customise Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorised as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Linha 15-Prata: estações entregues mas ainda por acabar

Nesta sexta, 06 de abril, ocorreu a última da série de inaugurações que o Governador Geraldo Alckmin realizou antes de renunciar ao mandato para concorrer à Presidência da República pelo PSDB. Desta vez, foram inauguradas quatro estações da Linha 15-Prata de monotrilho, do Metrô. São elas: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.

Estação São Lucas: tomada sem espelho

No começo da manhã de sexta, uma reportagem da Rádio CBN noticiou que a estação Vila União ainda não estava totalmente acabada. Segundo a matéria, do repórter Pedro Durán, havia ainda muita coisa por fazer. Responsáveis pela obra disseram ao repórter que seria necessário ainda de um a dois meses para que a estação ficasse totalmente pronta. Sem esse tempo, deram um “banho de loja” na estação para que ela ficasse minimamente apresentável para a inauguração.

Algo semelhante vimos na estação São Lucas, no Parque São Lucas, na zona leste de São Paulo. Chegamos por volta das 8h45 e a equipe das obras estava se desdobrando para limpar a estação. Segundo uma pessoa com quem conversamos, seriam necessárias mais trinta pessoas para deixar a estação limpa até o horário previsto para a passagem do Governador. Havia muito pó e marca de cimento no chão, além de alguns pontos sujos de lama. Tinha até tomada sem espelho.

Acrílico no lugar do vidro na Estação Vila União

Por volta das 10h o trem M07 partiu da Estação Oratório. Ele levava a comitiva do Governo do Estado, passando por todas as novas estações e fazendo rápidas paradas. O embarque, pelo menos na São Lucas, não ocorreu porque os bloqueios estava fechados. Segundo o pessoal do Metrô, só o embarque só seria liberado quando a inauguração terminasse. Isso surpreendeu muita gente que já queria aproveitar o novo modal desde o primeiro minuto. Uma estudante, que chegou às dez para seguir no trem, teve de ir de ônibus por conta da restrição. O Metrô não chegou a informar previamente que a estação só estaria disponível à população depois da inauguração.

Se muita gente que tinha compromisso, saiu decepcionada, os moradores da região estavam contentes, curiosos e ansiosos pelo novo modal. A maioria chegou até antes das 10h e aguardou até o horário. Mas, mesmo ouvindo a explicação do pessoal da operação, não se importaram: “Para quem esperou tanto, o que são mais algumas horas”, disse um senhor.

O então Governador Geraldo Alckmin discursando na entrega das novas estações

A inauguração – A cerimônia de inauguração das novas estações foi feita na estação Vila União, a última das quatro novas. Além do então Governador Alckmin estiveram presentes no evento o até então Prefeito de São Paulo João Dória (que renunciou ao cargo horas depois para disputar o Governo Estadual), o Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo Sérgio Avelleda e o Secretário dos Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni.

Em seu discurso, Alckmin enfatizou a entrega da primeira linha de monotrilho da cidade em sua gestão: “Quatro estações de uma vez só entregues aqui na Linha 15, na zona leste, uma das regiões mais populosas do país, 5 milhões de pessoas e nós já tínhamos entregue a estação Vila Prudente e a estação Oratório. Hoje estamos entregando mais quatro, estação São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila Jardim União. Mais quatro estações estão quase prontas, até junho deverão também estar entregues, que é a estação Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus”, disse. As novas estações serão entregues por Márcio França (PSB), que assumiu o Governo do Estado na tarde desta sexta.

Com esta inauguração, a rede de Metrô da cidade de São Paulo passa a ter 89,8Km de extensão. A Linha 15-Prata passa a ter 7,8km, ligando a Vila Prudente à Vila União. Neste primeiro momento, as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União irão funcionar em “Operação Assistida”, no horário das 10h às 15h, de segunda a sexta, com acesso gratuíto. Quem for utilizar as novas estações nesse horário e quiser seguir até a Vila Prudente, terá de desembarcar na estação Oratório, realizar o pagamento da passagem e pegar o trem do trecho Oratório-Vila Prudente.

2 thoughts on “Linha 15-Prata: estações entregues mas ainda por acabar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com