Customise Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorised as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyse the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customised advertisements based on the pages you visited previously and to analyse the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Imobilidade

Uma falha complicou a tarde do usuário da linha 5-Lilás de metrô nesta terça. A empresa responsável pela operação da linha, a ViaMobilidade, não divulgou a causa da falha, que começou às 12h43. Em seu site, ela colocou que a linha operava em “velocidade reduzida” e, no detalhamento, entre “AACD-Servidor e Santa Cruz”. No entanto, a consequência da falha foi sentida em toda a linha.

Enormes filas na Plataforma 2 da estação Chácara Klabin: era a única plataforma para embarque; a Plataforma 1 alternava embarque e desembarque.

Por volta das 18h00 chegamos à estação Chácara Klabin, a estação final da Linha 5. Apenas uma plataforma estava efetuando embarque. O desembarque era alternado entre a duas. Mas os intervalos entre os trens eram enormes, assim como o tempo de embarque. Quando chegava à plataforma, uma composição não saia antes de cinco minutos. Uma senhora nos relatou que resolveu fazer “viagem negativa” (quanto o usuário volta uma ou mais estações antes do sentido para o qual deseja ir para seguir sentado) pois as plataformas do sentido Capão Redondo estavam muito cheias. Chegando em Klabin, ela resolveu descer porque muita gente entrou no trem e ela preferia seguir em um mais vazio. Outras pessoas resolveram esperar a normalização do sistema sentadas nas escadas e no fundo da plataforma.

Para tentar organizar o fluxo, quando um trem fazia o desembarque na mesma plataforma de embarque (a Plataforma 2), agentes da ViaMobilidade se colocavam em frente à algumas portas para abrir passagem para quem descia. Isso não impedia que alguns mais apressados atropelassem quem saia do trem, gerando uma exaltação em alguns momentos.

Abre-se o meio para o desembarque. Quando saem todos, a “muvuca” para o embarque.

Enquanto isso… – …nas demais estações da Linha 5-Lilás, a situação não era muito diferente. Nosso leitor Rafael, no Instagram, disse que seu irmão levou uma hora de Klabin à Moema. E lá, pediram para aos passageiros que desembarcassem do trem. Iniciativas semelhantes ocorreram em outras estações. Segundo o Via Trólebus, alguns trens no sentido Klabin era esvaziados na estação Largo Treze para que pudessem voltar atendendo o trecho Largo Treze-Capão Redondo. O leitor Alfredo nos deixou o relato que levou 1h35 de trajeto, fora os 15min para embarque em Klabin.

Por volta das 20h00, a circulação começou a ter os primeiros indícios de normalização. Os trens estavam circulando com intervalos de cinco minutos mas com paradas mais rápidas na estação Chácara Klabin. Naquele horário o fluxo já havia diminuído.

Depois de quase nove horas do início do problema, a circulação voltou ao normal às 21h32. Mas ainda não foi divulgado nenhum comunicado a respeito dos motivos que ocasionaram falha.

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com