Últimas Notícias

Acontece – 21/11/2018: Especial Viaduto da Marginal Pinheiros

O trânsito foi grande… Mas abaixo do Previsto

Neste primeiro dia útil depois da queda de parte do viaduto que liga a Marginal Pinheiros à Rodovia Castelo Branco, no Jaguaré, o trânsito foi bem acima do normal. Mas abaixo do que era previsto para a Prefeitura.

Segundo a CET, o índice de congestionamento no horário de pico da manhã foi de 153Km, ficando cerca de 20% acima do limite histórico. A expectativa era de que ficasse na casa dos 30%. Já no horário de pico da tarde, o índice das 18h30 foi de 79km, dentro da média para o horário.

***

Notas

Obras – No momento, estão sendo colocada estacas no solo embaixo do viaduto. Depois que elas estiverem fixadas, serão colocados macacos hidráulicos que irão suspender o viaduto. A partir daí, tomarão a decisão do que será feito em termos de reforma e um prazo para a sua conclusão.

A procura do projeto – A Prefeitura ainda está a procura do projeto da obra. Já pediu à CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços) e ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para verificarem se eles possuem os projetos da estrutura, construída na década de 70.

A procura do projeto II – Enquanto isso, a Prefeitura saiu a procura de alguém que tenha tido contato com a construção do viaduto. Na terça, 20 de novembro, conseguiu contato com o engenheiro Roberto de Abreu Camargo, 70 anos, que trabalhou na Fepasa (antiga operadora de trens urbanos, cuja malha foi herdada pela CPTM), e que estava no Guarujá. Ela o buscou e o integrou à equipe que irá recuperar o viaduto. Embora a Prefeitura tenha dito que ele “conhece muito bem” a obra, o engenheiro não demonstrou a mesma confiança. “Quarenta anos atrás, acha que vou lembrar? Eu disse o que eu lembrava da época que foi executado, como eram os aparelhos de apoio.”, disse Roberto à “Folha”. O engenheiro Walter de Almeida Braga, que foi quem projetou o viaduto, faleceu em 2016.

Mudanças na circulação no Ceagesp – Para evitar que os caminhões façam fila na Marginal Pinheiros para entrar na Ceagesp, a Prefeitura e o entreposto firmaram um acordo para a mudança na circulação na região. Os detalhes estão neste post:

Prefeitura e Ceagesp definem mudanças na entrada dos caminhões

Desconto no Táxi – A Prefeitura fechou um acordo com os taxistas cadastrados no aplicativo SPTaxi. O cliente que fizer uma viagem que tenha origem ou destino próxima a uma área afetada pela interdição terá 40% de desconto nas corridas. A ideia é estimular o motorista a deixar o carro em casa e usar o aplicativo. E o transporte coletivo…

Dez dias para as explicações – O Ministério Público (MP) deu um prazo de dez dias para que a Prefeitura de São Paulo dê detalhes sobre as providências que serão tomadas a respeito do viaduto da Marginal Pinheiros e aos demais viadutos e pontes da cidade. Em 2007, a Prefeitura e o Ministério Público assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), Nessa TAC, a Prefeitura se comprometia a criar um plano de manutenção de 50 vias, além de pontes e viadutos. O MP decidiu acionar a Prefeitura por não cumprir compromissos decorrentes desta TAC, como a manutenção de 37 viadutos e pontes até 2012. A multa, de cerca de R$ 34 milhões de reais, a Prefeitura sugere que seja revertida para uso em obras de recuperação de pontes e viadutos.

=========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *