Últimas Notícias

Governo do Estado anuncia o início das obras do novo trecho da Linha 2-Verde

Nesta segunda-feira, 03 de junho, o Governador João Dória e o Secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy anunciaram a retomada das obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô, que ligará a Vila Prudente até a Penha, onde fará conexão com a Linha 3-Vermelha. As obras compreendem um trecho de 8,3km, onde serão construídas 8 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha.

O investimento previsto será de R$ 5,5 bilhões. Esse valor será utilizado na elaboração de projetos, em desapropriações e na execução de obras civis no trecho entre a Vila Prudente e a Penha. Parte dos recursos já foram utilizados na desapropriação de 96,5% dos 226 imóveis que serão utilizados para a obra.

Nova licitação – Além disso, será feita uma licitação visando a aquisição de 22 novos trens para a Linha 2-Verde, além de sistemas de alimentação elétrica, sinalização e controle, telecomunicações, portas de plataforma e auxiliares. O trecho em obras foi dividido em oito lotes, cujas contratadas foram escolhidas em licitação em 2014. No entanto, elas tiveram os contratos suspensos “por restrições orçamentárias”.

Quando este novo trecho estiver pronto, a Linha 2-Verde passará a ser a maior linha de Metrô de São Paulo, com 23km e 22 estações. Ela fará integração com as linhas 1-Azul (estações Paraíso e Ana Rosa), 3-Vermelha (estação Penha), 4-Amarela (estação Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 11-Coral (Penha) e 15-Prata (Vila Prudente), atendendo a 1 milhão de passageiros diariamente.

A meta do Governo do Estado é começar as obras no primeiro trimestre de 2020, com as estações sendo entregues gradualmente. O término das obras está prevista para 2025.

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *