Últimas Notícias

Ponte Presidente Dutra foi liberada nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira foi liberada a Ponte Presidente Dutra, que faz a ligação da via com a Rodovia Presidente Dutra.

De acordo com a Prefeitura, a liberação ocorreu oito dias antes do previsto. “Concluímos aqui os últimos cálculos que permitem a gente ter a tranquilidade para devolver essa ponte à população. Agora, com o laudo, nós vamos poder fazer aqui da mesma forma que liberamos o viaduto na Marginal Pinheiros. Realizamos o emergencial e as obras vão continuar, mas o viaduto já está aberto”, explicou o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que esteve presente durante a liberação, ao lado dos secretários Vitor Aly (Infraestrutura Urbana e Obras) e Edson Caram (Mobilidade e Transportes).

A ponte estava interditada desde 22 de janeiro, quando um laudo estrutural apontou o rompimento da viga de apoio da estrutura do pilar, junto à margem esquerda do Rio Tietê. O laudo foi emitido pela empresa Concremat Engenharia e Tecnologia. Em 25 de janeiro, a Secretaria de Infraestrutura e Obras (Siurb) emitiu ordem para que a empresa G2O Gerenciamento e Obras Ltda. iniciasse a recuperação estrutural da ponte.

Dentre os trabalhos executados, houve: a substituição dos aparelhos de apoio, localizados entre a cabeça do pilar e a viga, nos pilares 3 e 6; a recuperação de fissuras e trincas por meio de injeção de resina e remoção do excesso de argamassa da laje superior do tabuleiro (área onde passam os carros); obras de reforço por protenção (cabos de aço tensionados) nos vãos 4 a 6; aplicação de fibra de carbono para reforço do vão 5; e recomposição de duas juntas de dilatação.

Na conclusão das obras, houve nova pavimentação asfáltica, pintura e sinalização horizontal e vertical e a colocação de um novo sistema de drenagem. Segundo a Prefeitura, o valor estimado das intervenções é de R$ 7 milhões.

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *