Últimas Notícias

Vargem Grande Paulista será a primeira cidade com tarifa zero na Grande São Paulo

O morador da cidade, que hoje paga R$ 3,70 para andar nas linhas municipais, irá andar de graça a partir de 5 de novembro


Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br
com informações da Prefeitura de Vargem Grande Paulista


Vargem Grande Paulista será o primeiro município da Grande São Paulo a implantar a “tarifa zero” em seu sistema de transporte. A novidade foi apresentada hoje pelo Prefeito do Município Josué Ramos.

A “tarifa zero” de Vargem Grande Paulista é uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada. Foi criado um fundo chamado Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU) para o qual os empresários da cidade irão contribuir com uma taxa, de valor um pouco menor que o valor já gasto com o Vale Transporte, para custear a operação gratuita do sistema. Além da taxa, irão compor o fundo receitas vindas de dotações orçamentárias, multas de trânsito, taxa de transporte público de passageiros (empresas privadas), taxa de publicidade, publicidade em pontos de ônibus, dentre outras. Os veículos e a mão de obra serão terceirizados: a locação será feita pela Prefeitura mas a gestão será da própria Prefeitura.

“Vamos contar com o apoio dos empresários que irão ajudar a subsidiar o transporte municipal, porém com um valor inferior ao que já gastam”, explicou o Prefeito na nota da Prefeitura.

O programa começa a funcionar em 5 de novembro, inicialmente com a operação custeada pela Prefeitura. Depois de 60 dias, já no começo do ano, a receita virá do Fundo, para o qual as empresas privadas da cidade passarão a contribuir a partir de janeiro de 2020. Para ter acesso ao sistema, empresas e usuários terão 60 dias para se cadastrar e fazer o cartão, que deverá ser apresentado no momento do embarque do passageiro.

Para melhorar o sistema de transporte, a Prefeitura pretende aumentar a frota de 7 para 13 ônibus e o número de linhas de 4 para 7. Além disso, um Terminal Urbano de Ônibus está sendo construído para a passagem das linhas e a integração entre elas, de forma a interligar os diversos pontos da cidade.



Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana.
– se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whatsapp/Telegram).
– se preferir, mande para esales@circularavenidas.com.br ;
– não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de sistemas de transporte.
Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *