Radial trabalha com prevenção e conscientização contra o coronavírus
ALTO TIETÊ/SP – A grande preocupação de quem trabalha em atividades essenciais, e precisa usar o transporte coletivo, é quanto a higienização. O fluxo grande e continuo de pessoas pelos veículos facilita bastante a circulação do coronavírus.
Atenta a isso, desde março, com a decretação de pandemia global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Radial Transporte, que opera o transporte coletivo de Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá, intensificou os cuidados com a higiene dos coletivos e com a informação aos passageiros.

De acordo com nota distribuída pela empresa, foram adotadas as seguintes iniciativas para ajudar o passageiro a prevenir-se da doença:
– houve a distribuição de cerca de 300 máscaras respiratórias para idosos;
– foram instalados recipientes de álcool em gel nos terminais para higienização das mãos;
– houve a impressão e distribuição de 20 mil panfletos explicativos nos coletivos das cidades, sobre a contaminação e a prevenção à doença;
– foram confeccionados banners, que foram fixados em pontos estratégicos dos terminais urbanos das cidades.
Depois da decretação de quarentena, a empresa triplicou as equipes de limpeza que circulam pelos coletivos, que fazem mais de 300 higienizações por dia. Além disso, os ônibus são lavados por máquinas especiais e passam por higienização completa interna todos os dias antes de saírem para a operação.
De acordo com a nota, “os profissionais da Radial também passaram por treinamento e orientações diversas de como se manterem seguros durante a jornada de trabalho, inclusive com mensagens e vídeos distribuídos pelas redes sociais internas intensificando a importância de seguir as regras de higiene e distanciamento.”
Embora, de modo geral, a prevenção tenha sido mais intensa a partir do mês de março, a Radial já vem com medidas preventivas desde janeiro, sendo a primeira empresa que começou a adotar medidas mais severas no enfrentamento ao coronavírus. No dia 30/01, começou a ser intensificada a higienização interna dos coletivos nas garagens de Suzano e Ferraz. Depois, houve a colocação de mais uma equipe de faxina no Terminal Norte de Suzano e Poá. Nas linhas mais longas, os veículos passaram a ter limpeza interna com álcool e gel nas linhas mais longas. Ao mesmo tempo, a Radial orientou as pessoas sobre os modos de prevenção e contágio por coronavírus por meio das redes sociais.