Últimas Notícias

Caso elevação do Viaduto comece sábado, Linha 9 pode ter PAESE

Nesta terça o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitou as obras de recuperação do Viaduto da Marginal Pinheiros, que teve queda parcial no último dia 15 de novembro. Com a finalização os trabalhos de escoramento do viaduto, agora começa a fase de elevação da parte que caiu.

Para o próximo sábado, 1º de dezembro, está previsto o início dos testes de “macaqueamento”: serão instalados seis macacos hidráulicos embaixo da parte avariada do viaduto para reerguê-lo. A partir daí, será planejada a reforma do viaduto.

“Isso tem que ser feito com muita segurança e muita tranquilidade, centímetro por centímetro, para podermos então avaliar o tamanho do atrito. Estamos fazendo aqui tudo o que é necessário para resolver esta questão e para que possamos, em breve, ter certeza de qual hipótese é verdadeira em relação ao que aconteceu, qual vai ser a obra de engenharia necessária para a recuperação da estrutura e determinar um prazo para que o viaduto seja devolvido para a população”, afirmou o prefeito.

PAESE – Casos os trabalhos de macaqueamento comecem no sábado, a Prefeitura pedirá à CPTM que suspenda a operação da Linha 9-Esmeralda no trecho entre as estações Cidade Jardim e Jaguaré como medida de segurança. Em seu lugar, será acionado o sistema PAESE, que fará o transporte dos passageiros através de ônibus entre as estações da CPTM do trecho.

“Será o primeiro teste na estrutura, com seis macacos, para ver como a estrutura se comporta, como ela vai reagir a primeira carga de elevação. Então, por uma questão se segurança, nós pedimos à CPTM a suspensão da circulação, pelo menos no trecho entre as estações Cidade Jardim e Jaguaré, neste período”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly.

Entre os dias 16 e 18 de novembro já houve uma Operação PAESE por conta da queda do viaduto. Enquanto as obras de escoramento não estabilizaram a movimentação do viaduto os trens da Linha 9-Esmeralda não circularam no trecho.

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *