Últimas Notícias

Passageiros da Viação São Roque tem de retirar novo cartão para usar ônibus da Rápido Luxo

Como não há compatibilidade entre as bilhetagens das duas empresas, é necessária a troca


Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br


A Greve dos trabalhadores da Viação São Roque já perdura há mais de 50 dias. Nesse período, aos poucos, a viação Rápido Luxo Campinas passou a operar todas linhas com 15 carros – que é a mesma quantidade de carros que a Viação São Roque possui. A situação chegou a esse desfecho em 24 de outubro, quando a Viação São Roque, que operava parcialmente as linhas, fechou sua garagem. A operação parcial era o atendimento mínimo determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Se a operação parece estar normalizada, o problema agora está com os passageiros que usavam cartões expedidos pela Viação São Roque para pagamento de passagem. Como não há compatibilidade entre os cartões da Rápido Luxo Campinas e da Viação São Roque, o passageiro não pode usar os créditos da antiga operadora nos ônibus da nova. Diferente da Grande São Paulo onde o passageiro pode utilizar o cartão BOM em qualquer da linha EMTU, na região de Sorocaba cada empresa possui sistema próprio de bilhetagem eletrônica.

Questionada pelo Circular Avenidas, a EMTU divulgou nos encaminhou a seguinte nota, sem mencionar transferência dos créditos de um cartão para o outro:

“A empresa Rápido Luxo Campinas dispõe de postos nos Terminais Rodoviários de São Roque e de Sorocaba para que os passageiros possam solicitar os cartões Comum, Passe Livre, Meia Tarifa e Idoso. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O cartão é emitido no mesmo dia. No caso do cartão Comum, é necessário levar documento com foto. Para obter o cartão do Idoso é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Os sistemas de bilhetagem da Viação São Roque e da Rápido Luxo Campinas (RLC) são distintos, por isso não é possível a aceitação do cartão de uma empresa pela outra operadora. Para esclarecer dúvidas, os passageiros devem entrar em contato com a Central de Atendimento da RLC pelo telefone (15) 3212-8887.

O sistema emergencial na região permanece atendendo plenamente aos passageiros nos mesmos itinerários e horários que eram cumpridos pela Viação São Roque. São 15 ônibus da Viação Rápido Luxo Campinas que estão operando seis linhas que ligam São Roque a Alumínio, Ibiúna e Mairinque. As informações podem ser obtidas no site da EMTU: www.emtu.sp.gov.br.

O processo de regularização do serviço está em andamento na EMTU/SP.”



Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana.
– se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whatsapp/Telegram).
– se preferir, mande para esales@circularavenidas.com.br ;
– não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de sistemas de transporte.
Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *