Últimas Notícias

Linha 12-Safira tem redução do tempo de viagem em 10min, segundo Governo

SÃO PAULO/SP – Nesta quarta-feira, 01/07, a CPTM divulgou que a Linha 12-Safira, que liga a estação Brás à Calmon Viana, teve redução no tempo de viagem em 10 minutos. Isso se deve à obras no trecho e nas novas sinalizações.

“As intervenções que vêm sendo realizadas na Linha 12 têm o empenho da equipe da CPTM para atender uma reivindicação antiga dos passageiros pela redução do tempo de viagem. Hoje, a redução de 10 minutos já é uma realidade. Outras obras estão sendo feitas, outros projetos estão sendo pensados para que a gente consiga reduzir ainda mais”, disse o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, após concluir uma viagem pela linha, ao lado do Presidente da CPTM, Pedro Moro, e do Diretor de Operação e Manutenção, Luiz Eduardo Argeton, em nota publicada no site da CPTM.

Secretário Alexandre Baldy, em viagem na cabine de trem da Linha 12-Safira

Além de obras da própria CPTM, há outras que colaboraram na redução. A Prefeitura de São Paulo concluiu uma obra no córrego Tiquatira, entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, o que também possibilitou o aumento de velocidade no trecho.

Por conta da sinuosidade de vários trechos da linha e do uso de trens antigos, havia a necessidade de redução de velocidade nas viagens. “Mas desde 2019 fizemos diversos estudos que mostravam que, com a modernização dos trens que circulam na via, seria possível aumentar a velocidade em alguns trechos”, explicou Sérgio Luís Silva, Gerente de Manutenção de Via Permanente e Estrutura Civil da CPTM.

O tempo de viagem pode diminuir ainda mais porque há obras em curso, como nas próximidades das estações São Miguel Paulista e Calmon Viana. A conclusão delas pode possibilitar que os trens circulem com mais velocidade e sem abrir mão da segurança.

“Sabemos da importância desta linha para a população da zona leste de São Paulo e do Alto Tietê, e por isso estamos trabalhando para tornar a viagem mais rápida, confortável e segura para todos”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM.


Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana.
– se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whatsapp/Telegram).
– se preferir, mande para esales@circularavenidas.com.br ;
– não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de sistemas de transporte.
Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *