Últimas Notícias

Câmara de Piracicaba aprova subsidio ao transporte público

PIRACICABA/SP – A tarifa de ônibus de Piracicaba, que tinha reajuste previsto para este mês, não irá subir até dezembro. Para isso, o Prefeito Barjas Negri encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) nº 64/2020, que autoriza o executivo a subsidiar o Sistema público de Transporte. O PL foi aprovado ontem, 09/07.

“Em junho, o subsídio ficou em torno de R$ 150 mil, portanto se as condições da pandemia continuarem próximas da situação atual, poderemos desembolsar somente 20 a 30% do valor aprovado, que foi considerado por termos de segurança jurídica”, explica o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.

Pelo PL aprovado, o valor máximo a ser repassado será de R$ 7.181.369,40 para o exercício de 2020. O valor foi calculado considerando as premissas do contrato de concessão com a antiga operadora, a Via Ágil, que é base do contrato emergencial com a Trans Acreana (que opera com o nome-fantasia de TUPi, Transporte Urbanos Piracicaba). Nesse calculo, foi considerada a frota máxima de 199 ônibus em operação. Pelos números atuais, há apenas 50% da frota em operação, transportando 35% dos passageiros, em relação ao período anterior à pandemia.

De acordo com nota da Prefeitura de Piracicaba, de janeiro a abril de 2020 (período afetado pela pandemia de coronavirus), houve uma diminuição de 3,17 milhões de passageiros, se comparado com o mesmo período em 2019 – queda de 33%. “Com a diminuição de passageiros há a diminuição da arrecadação, mas os gastos com manutenção da frota, com combustíveis e funcionários são os mesmos. Sem o subsídio, esses gastos teriam de ser repassados à população por meio do reajuste da tarifa”, explicou Akira.

O procurador-geral do município, Milton Sérgio Bissol, também ressaltou a importância da aprovação do PL: “Mas, o serviço tem um custo e o subsídio é essencial para que a Prefeitura continue oferecendo o serviço de transporte coletivo e ainda avance com melhorias. Organizamos o nosso orçamento para atender a essa demanda e isso vai acontecer e, o mais importante: sem ônus para a população”.

Ainda segundo informações do secretário Jorge Akira, a Prefeitura trabalha na elaboração de novo edital para concessão do transporte público, já prevendo mudanças na fase pós-pandemia.



Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana, e não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de transporte.
Se tiver fotos, vídeos ou informações, mande para esales@circularavenidas.com.br ou para as redes sociais, via mensagem direta.
Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *