Últimas Notícias

69% dos ônibus estão circulando em Guarulhos, diz Prefeitura

GUARULHOS/SP – A Prefeitura de Guarulhos divulgou, por nota publicada em seu site, que tem operado as linhas de ônibus do município com 69% de sua frota neste período de pandemia. Segundo a Prefeitura, “existe uma folga em relação ao chamado período normal”.

Os cálculos, segundo a Prefeitura, foram feitos por meio de comparação entre os números dos meses de abril e junho de 2019 (sem pandemia) e 2020 (já com o isolamento social). (veja abaixo)

Hoje, os 69% da frota em operação, correspondente a 591 veículos, transportam 241 mil passageiros, ou 54% da quantidade de passageiros antes do período de isolamento social. A frota total, usada antes da pandemia, corresponde a 858 ônibus e o numero de passageiros transportados, em média, era de 448 mil passageiros/dia.

Apesar da Prefeitura entender que está ofertando mais coletivos do que a demanda exige, há muita reclamação da população quanto a superlotação, o que provoca aglomeração e aumenta a exposição das pessoas que usam o transporte coletivo à possibilidade de serem infectadas pelo coronavírus.

A prefeitura justifica que a concentração de passageiros devido ao horário de pico (7 às 10 da manhã e das 17h às 20h), apesar do escalonamento de horários determinado pela Prefeitura. “Isso é algo que existe em todas as metrópoles do mundo. O horário de pico sempre foi e continuará sendo o gargalo para o transporte público de qualquer grande cidade”, explica a diretora de Transportes, Martha Bitner.

A justificativa é óbvia… No entanto, fica a questão: não seria possível usar 100% da frota ou um porcentual maior que 69% nos horários de pico?



Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana, e não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de transporte.
Se tiver fotos, vídeos ou informações, mande para esales@circularavenidas.com.br ou para as redes sociais, via mensagem direta.
Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *